São Simão Arte – Azulejos e faianças artesanais únicos no mundo

São Simão Arte

A São Simão Arte é um espaço localizado em Vila Fresca de Azeitão, cerca de 40 minutos a sul de Lisboa. E a 20 minutos de distância da cidade de Setúbal. Este espaço produz faianças e azulejos e, é o mais antigo e tradicional da região, apesar se existirem hoje em dia espaços similares nas redondezas.

A São Simão Arte abriu as suas portas no dia 10 de Novembro de 1966 e produz artesanalmente das mais bonitas obras de faiança e azulejos em faiança que podemos encontrar em todo Portugal. A partir dos anos oitenta foi “apadrinhada” por alguns membros da família da região Soares Franco (família produtora os famosos vinhos marca José Maria da Fonseca). Com a ajuda destes dedicados filantropos, tem tido oportunidade de dar passos maiores e fazer chegar a fama da sua autenticidade a todo o mundo. A São Simão Arte conta com uma lista de clientes de todos os continentes, que compram por encomenda.

Sendo Azeitão uma região muito famosa, tem várias pequenas vilas com este nome: Vila Nogueira de Azeitão (a principal e mais conhecida); Vila Fresca de Azeitão e Brejos de Azeitão.
Azeitão e a vizinha Palmela são o berço do famoso licor português Moscatel (feito com uva moscatel, aguardente de uva e muitooooos segredos). Este facto faz com que esta região seja rica não só em produtos gastronómicos mas também em famílias produtoras, ou não, com médio/alto poder económico. E neste tema, entra a predominância do azulejo na decoração das fachadas, das paredes dos jardins interiores das casas, de fontes, placas decorativas e informativas, etc.

O azulejo encontra-se em cada esquina. Sendo assim indissociável da palavra Azeitão.

O segredo da S. Simão Arte é produzir os seus azulejos e faianças com processos seculares manuais. Praticamente 100% da produção de uma peça é manual, incluindo todos os processos de produção. Esta empresa também restaura azulejos antigos.

As instalações da São Simão Arte podem ser visitadas gratuitamente todos os dias, contudo é muito aconselhável telefonar primeiro a reservar um horário. Numa visita genuinamente única na vida a este espaço poderão ser vistas todas as fases de produção; comprar azulejos na loja ou, fazer encomendas de todos os tipos e tamanhos. Também é possível organizar pequenos workshops, onde se pode experimentar algumas fases da produção e pintar azulejos. Neste último caso, mediante pagamento e sem dúvida com necessidade de reserva prévia.

Todas as fotografias são do atelier de azulejos, contudo podem também ser aprofundadas as técnicas de cerâmicas e faianças. Existem duas lojas: de azulejos e de cerâmicas.

Por Joana Ramalhinho
Guia Intérprete, Setúbal

 

Este texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp